“Pai, quero ser campeão mundial”. Essa frase foi dita por Gabriel Medina quando tinha apenas 11 anos. Aos 20, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surf.
Desde então, Medina coleciona uma legião de fãs no Brasil e ao redor do mundo. Se você quer saber mais sobre a carreira de Gabriel Medina, como ele começou no surf e seus títulos mundiais, está no lugar certo. Venha conosco!
Quem é Gabriel Medina?
Gabriel Medina Pinto Ferreira, conhecido mundialmente como Gabriel Medina, é um surfista profissional bicampeão mundial. Ele nasceu em 23 de dezembro de 1993, em São Sebastião, no litoral de São Paulo.
Com uma trajetória brilhante no surf ao longo de sua adolescência, Medina chegou à elite do surf mundial quando tinha apenas 17 anos. Em 2014, aos 20, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surf profissional. Nos três anos seguinte, foi duas vezes 3º colocado no campeonato mundial e uma vez vice.
Em 2018, Gabriel Medina se tornou bicampeão mundial de surf. O terceiro título esteve próximo em 2019, mas o surfista de Maresias perdeu a final da última etapa para o compatriotaItalo Ferreira.
Após um ano sem Tour devido à pandemia. Gabriel Medina voltou com tudo em 2021, o paulista foi amplamente dominante. Nessa temporada, a WSL implementou o novo sistema de Finals, gerando uma certa insatisfação pelo fato de Medina ter sido o melhor atleta de todo o ano e já seria campeão mundial muito antes.
Porém, em uma temporada tão especial para Medina, ele também foi dominante na WSL Finals de 2021, batendo o compatriotaFilipe Toledo na grande final e sagrando-se tricampeão mundial.
Em 2022, Gabriel pouco competiu, o atleta tirou um ano para cuidar de uma lesão e também de sua saúde mental. Medina chegou a correr três etapas do Tour, antes de se lesionar novamente.
O brasileiro foi o primeiro surfista a realizar um backflip em uma etapa do circuito mundial de surf.
Você ama outros esportes além do Surf? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
- Futebol
- Basquete
- Vôlei
- Tênis
- Futebol Americano
- Fórmula 1
- Esports
- Skate
- Handebol
- Poker
Com quantos anos Gabriel Medina começou a surfar?

Gabriel Medina começou sua trajetória no surf aos 9 anos, quando ganhou a primeira prancha de seu padrasto Charles.Ao perceber o talento de Gabriel, Charles deixou o comando da loja de produtos de surf da família em Maresias, no litoral paulista, para a sua esposa Simone e passou a ser o treinador do jovem surfista.
Segundo Charles, Gabriel ainda não conseguia fazer manobras, mas distribuía o peso do corpo sobre as pernas de um jeito diferente dos outros garotos da sua idade. Assim, ele fazia a prancha ganhar mais velocidade.
Aos 15, Gabriel Medina assinou contrato com a Rip Curl e se tornou surfista profissional. Dez dias depois, ele se tornou o mais novo surfista da história a vencer uma etapa do WQS, a divisão de acesso do surf mundial.
Após assombrar o mundo do surf e conquistar várias etapas do WQS, Gabriel Medina ingressou na elite do surf mundial, o WCT, em 2011, quando tinha apenas 17 anos. Logo em sua estreia na elite, Medina venceu duas etapas do circuito mundial de surf. Não demorou muito para que ele se tornasse campeão mundial!
Como foram os títulos mundiais de Gabriel Medina?
- 2014
- 2018
- 2021
Gabriel Medina é tricampeão mundial de surf. O brasileiro venceu o circuito mundial pela primeira vez em 2014, enquanto o bicampeonato veio quatro anos depois em 2018, já o tri chegou em 2021.
Relembre, a seguir, como foram as conquistas do mais vitorioso membro da BrazilianStorm, como ficou conhecida a talentosa geração de surfistas brasileiros na WSL.
Primeiro título mundial de Gabriel Medina

Em 2014, Gabriel Medina entrou para a história do esporte nacional ao se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surf. O primeiro título mundial de Medina foi conquistado aos 20 anos, igualando feito da lenda Kelly Slater.
A conquista foi confirmada no Billabong Pipe Masters, disputado em North Shore de Oahu, no Havaí. Medina chegou à etapa do Havaí com apenas dois concorrentes ainda vivos na disputa: o australiano Mick Fanning, tricampeão mundial, e o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial.
Fanning e Slater não conseguiram ir além das quartas de final, o que assegurou a Gabriel Medina o primeiro título mundial de sua carreira.
Bicampeonato mundial de Gabriel Medina

Quatro anos depois de seu primeiro título, Gabriel Medina se tornou bicampeão mundial de surf. Aos 24 anos, o surfista brasileiro conquistou o título da Liga Mundial de Surf ao avançar à final da etapa de Pipeline, no Havaí.
Ao superar o sul-africano Jordy Smith por 16,27 pontos a 15,83 na semifinal, Gabriel Medina eliminou antecipadamente as chances do australiano Julian Wilson, segundo colocado no ranking, de ultrapassá-lo no campeonato.
Na final do Billabong Pipe Masters, Medina enfrentou justamente Julian Wilson. O brasileiro venceu a etapa por 18,34 a 16,70.
Na campanha de seu título em 2018, Gabriel Medina venceu três etapas do circuito. Antes de ganhar no Pipe Masters, ele já havia vencido o Tahiti Pro, disputado na perigosa onda de Teahupo'o, e o Surf Ranch Pro, na piscina de ondas artificiais que Kelly Slater e sócios construíram na Califórnia.
A regularidade foi o grande trunfo de Gabriel Medina para ser bicampeão mundial de surf. Além de vencer três etapas, ele chegou às semifinais três vezes e avançou às quartas de final outras três. Seu pior resultado foi o 13º lugar na primeira etapa, na Austrália.
Vá além do mundo do Surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Como escolher rodas de skate: o que avaliar antes de comprar
- Quanto ganha um piloto de Fórmula 1? Veja os maiores salários
- Melhores baralhos de Poker: tudo o que você precisa saber
- Equipamentos de boxe: quais são indispensáveis para começar
- Posições do handebol e as funções dos jogadores em quadra
Tricampeonato mundial de Gabriel Medina

Após bater na trave em 2019, perdendo o título mundial para Italo Ferreira, Medina começou a temporada de 2021 determinado a buscar seu tricampeonato mundial, depois de um ano sem Tour devido à pandemia.
Medina foi extremamente dominante durante todo o ano de 2021, o paulista fez grandes resultados com o passar das etapas, fazendo quatro finais e alcançando dois títulos, ambos na perna australiana, em Newcastle e também em Rottnest Island.
Porém, toda a regularidade e dominância de Medina ainda estava ameaçada, já que nesse mesmo ano a WSL mudou o modelo de disputa do campeonato, criando a WSL Finals, um evento de um dia apenas para decidir o campeão mundial.
Mesmo assim, Gabriel não se abateu, ele enfrentou Filipe Toledo na grande decisão em Trestles e venceu seu tricampeonato mundial na casa do adversário, derrotando o compatriota em duas baterias eletrizantes para consagrar a terceira conquista do mundo.
Curiosidades sobre Gabriel Medina

- Altura: 1,79m
- Peso: 78kg
- Pais: Cláudio de Jesus Ferreira e Simone Medina
- Irmãos: Felipe Medina e Sophia Rodrigues
- Time do coração: Corinthians
- Onde mora: Praia de Maresias, em São Sebastião-SP
Instituto Gabriel Medina
Em fevereiro de 2017, o primeiro brasileiro campeão mundial de surf inaugurou o Instituto Gabriel Medina, na Praia de Maresias, em São Sebastião-SP. A sede foi construída com recursos próprios.
O objetivo do instituto é fornecer alto nível em estrutura física, psicológica, médica e tecnológica para jovens surfistas, entre 10 e 17 anos, da região de Maresias. As únicas exigências são a frequência nos treinos e na escola (no contraturno).
Mãe de Gabriel, Simone Medina é a presidente do instituto que, inicialmente, apoiou o desenvolvimento de 38 atletas. Todos os surfistas foram selecionados a partir da classificação do Circuito Medina/ASM de Surfe.
Brazilianstorm

Gabriel Medina é uma das principais referências para jovens surfistas no Brasil. Com ele, Italo Ferreira e Filipe Toledo surgiu a Brazilian Storm, apelido dado à geração de brasileiros que fazem sucesso na elite do surf mundial.
Desde que foi campeão mundial em 2014, Medina se acostumou a ser um dos candidatos mais fortes ao título da Liga Mundial de Surf. Enquanto aguardamos pelas próximas conquistas do paulista, aproveite para alimentar sua paixão pelo surf com outros conteúdos:
- Tipos de pranchas de surf: saiba como fazer a escolha certa
- Marcas de surf: roupas e artigos mais usados pelos surfistas
*Última atualização em 28 de outubro de 2022
Thiago Felipe Camargo
Estudo Jornalismo e sou um aficionado por esportes, entre eles minhas maiores paixões são Futebol, Surf e Basquete, principalmente a NBA